No dia 1º de outubro de 2025, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em colaboração com a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Araranguá, organizou um evento especial para celebrar o Dia Internacional do Idoso. A festa, que aconteceu à tarde, reuniu cerca de 400 idosos que participam das atividades do Centro de Convivência, proporcionando uma tarde repleta de alegria e integração.
Atividades Diversificadas para o Bem-Estar
A programação foi cuidadosamente elaborada para garantir bem-estar, saúde e diversão aos participantes. Entre as atividades oferecidas, destacaram-se:
- Teste de visão
- Avaliação odontológica
- Orientações nutricionais e sobre o uso de chás
- Verificação da pressão arterial
- Informações sobre prevenção do câncer de mama, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer
- Atendimento de fisioterapia com a equipe da UFSC
- Orientação jurídica com a OAB
- Espaço para jogos e recreação
Além dos cuidados de saúde, o evento também contou com momentos de descontração, como a prova de mel, pipoca, picolé, lanches e distribuição de brindes. A animação ficou por conta da música ao vivo com Clayton Gonçalves e apresentações de dança do grupo Alegria de Viver, que contaram com a participação dos alunos da APAE.
Uma Celebração de Vida e Respeito
O evento foi ainda mais especial com a bênção do padre Mateus Réus, pároco da Paróquia Sagrada Família, que esteve acompanhado do músico Rubens Daniel. Este dia foi uma oportunidade para valorizar e celebrar a vida, reforçando a importância do cuidado, respeito e reconhecimento aos nossos idosos.
E pra você, o que muda?
Essa celebração não apenas promoveu a saúde e bem-estar dos idosos, mas também destacou a importância de cuidar e valorizar essa faixa etária na sociedade. É um lembrete de que todos nós devemos nos engajar na promoção de um ambiente mais acolhedor e respeitoso para com os mais velhos.