Noticia

Tubarão ganha 750 novas luminárias de LED em setembro de 2025

| Redação
Wp external image 4jfUon

A Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública (Cosip) finalizou setembro com um grande avanço: foram instaladas 750 luminárias de LED em diversos bairros da cidade, resultando em uma média de 34 substituições diárias.

Locais Beneficiados

Entre os locais que receberam as novas luminárias, destaca-se a Praça Anita Garibaldi, conhecida como Praça do Avião, que ganhou cerca de 40 novas unidades. Essas luminárias não apenas oferecem maior potência, mas também garantem uma economia significativa para os cofres públicos. O Parque Empresarial do bairro Monte Castelo também foi contemplado, recebendo 38 postes com nova iluminação.

Redução de Manutenção

O investimento em modernização trouxe resultados positivos, refletindo na diminuição da demanda por manutenção. Em setembro do ano passado, a Cosip registrou 563 solicitações de manutenção, enquanto neste ano o número caiu para 221, uma redução superior a 50%.

“Estamos focados em atender os pontos mais críticos, onde há maior concentração de pessoas, sem deixar de lado os protocolos diários em todos os bairros”, afirmou Márcio Soares, gerente da Cosip.

Próximas Ações

Atualmente, a empresa responsável pelo serviço já iniciou as trocas no bairro Caruru, onde mais de 50 lâmpadas foram substituídas. “Esperamos concluir os trabalhos até a próxima semana. Embora ainda haja muito a ser feito, as condições climáticas influenciam o andamento da manutenção”, explicou Soares.

Os bairros Congonhas, Rio do Pouso e Jararaca também estão no cronograma de melhorias, com a expectativa de que mais de 50% das substituições planejadas sejam realizadas até o final do ano.

E pra você, o que muda?

Essas melhorias na iluminação pública não apenas embelezam a cidade, mas também aumentam a segurança e a qualidade de vida dos moradores. Com mais luz nas ruas, a sensação de segurança aumenta, beneficiando todos os cidadãos de Tubarão.

Fonte: https://tubarao.sc.gov.br/cosip-encerra-setembro-com-750-novas-luminarias-de-led-instaladas-na-cidade/