A cidade de Araranguá está prestes a implementar um inovador Programa de Cinoterapia, que foi apresentado recentemente ao prefeito Cesar Cesa. O tenente-coronel da Polícia Militar, Marcelo Bertoncini Zanette, e a secretária de Saúde, Daiane Biff, estiveram presentes na reunião que marcou o início da fase de organização do projeto.
A cinoterapia, ou terapia assistida por animais, utiliza cães treinados para auxiliar na reabilitação e no bem-estar de pacientes, abrangendo aspectos físicos, emocionais e psicológicos. A prática será conduzida por uma equipe multidisciplinar, que inclui psicólogos, fisioterapeutas, pedagogos e fonoaudiólogos, além de um condutor e um cão terapeuta.
Os principais objetivos do programa incluem estimular a comunicação verbal e não verbal, melhorar a coordenação motora, desenvolver empatia e afeto, além de reduzir a ansiedade e o estresse. A cinoterapia é especialmente benéfica para crianças com autismo, TDAH e síndrome de Down, idosos com Alzheimer, pacientes em reabilitação física e pessoas que enfrentam problemas emocionais.
Com a organização do programa em andamento, Araranguá se prepara para oferecer um suporte valioso a diversos grupos da população, promovendo a interação social e contribuindo para a saúde mental e física dos cidadãos.
As notícias publicadas por esse autor são de fontes próprias e externas, e não representam o posicionamento do veículo.