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Relatório da FAB conclui que falha de manutenção levou à queda de helicóptero que matou Boechat

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Relatório da FAB conclui que falha de manutenção levou à queda de helicóptero que matou Boechat

Por G1 |  29/10/2020 | 17:39

Reprodução/Internet

Relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da FAB, divulgado nesta quinta-feira (29), concluiu que falhas de manutenção resultaram na queda do helicóptero que levava o jornalista Ricardo Boechat, de 66 anos, em fevereiro de 2019, na rodovia Anhanguera, na altura do Rodoanel, em São Paulo.

No acidente, morreu também o piloto Ronaldo Quattrucci, de 56 anos, que, segundo o Cenipa, tomou atitudes consideradas erradas durante a operação do helicóptero e não verificou se os instrumentos de bordo estavam funcionando perfeitamente. As atitudes do comandante também contribuíram para o acidente, apontou a FAB.

O documento aponta, em especial, falhas no compressor da aeronave, que não teve nenhuma atualização ou troca completa desde 1988. O compressor estava com peças vencidas no momento do acidente, assim como o tubo de distribuição de óleo da aeronave que ‘”estava com o calendário de troca excedido várias vezes”, diz o Cenipa.

O piloto conseguiu a aprovação técnica pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 9 de agosto de 2017, quando todo o compressor foi trocado. Porém, diz o documento, 70 dias após essa verificação e aprovação por parte a Anac, o piloto trocou novamente o sistema compressor, sem que isso estivesse sido marcado nos documentos do helicóptero.

“Não foi encontrado nem foi apresentado nenhum registro de revisão geral do compressor desde 1988”, apontou o Cenipa.

Veja fatores que contribuíram para o acidente, segundo o Cenipa:

  • Manutenção da aeronave
  • Atitude do piloto
  • Cultura organizacional da empresa do piloto (que era dono do helicóptero também)
  • Indisciplina de voo do piloto
  • Julgamento de pilotagem do comandante
  • Processo decisório na hora da tragédia

A investigação entendeu que “houve ineficiência, por parte do operador (o piloto), quanto da organização de manutenção, no acompanhamento e na execução dos processos de manutenção” do helicóptero.

Relatório da Cenipa sobre acidente aéreo com o jornalista Ricardo Boechat aponta falha de manutenção — Foto: Reprodução
Relatório da Cenipa sobre acidente aéreo com o jornalista Ricardo Boechat aponta falha de manutenção — Foto: Reprodução

Outros fatores que contribuíram para a queda foram o desgaste anormal de algumas peças – o que levou à sobrecarga da aeronave e o rompimento do eixo de ligação do rotor da cauda no momento da queda -, e a indisciplina por parte do comandante, que, segundo a FAB, realizou um voo de táxi aéreo sem ter autorização operacional para isso.

Isso porque tanto o piloto quanto o helicóptero não estavam autorizados a fazer voos de táxi aéreo (com pagamento pelo trajeto).

Carreira

Boechat começou a carreira da década de 1970 e ao longo de 49 anos, passou por emissoras e jornais como “Diário de Notícias”, “O Globo”, “Jornal do Brasil”, “O Estado de S. Paulo”, “O Dia” e Band.

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