Na manhã desta quinta-feira (22), o Parque da Prefeitura de Criciúma foi palco de um evento especial que celebrou a diversidade cultural. O segundo Piquenique da Diversidade Cultural, promovido pelo projeto Novos Caminhos, trouxe música, brincadeiras e delícias gastronômicas para os alunos estrangeiros da Rede Municipal de Ensino.
O projeto, que visa ensinar a Língua Portuguesa a crianças e adolescentes de diferentes nacionalidades, também busca promover a integração entre os estudantes. O prefeito Vagner Espindola destacou a importância de iniciativas como essa para criar um ambiente acolhedor nas escolas. “É fundamental proporcionar momentos em que os alunos possam compartilhar suas culturas e se sentir parte da comunidade”, afirmou.
Entre os participantes, os amigos cubanos Angelines Hernandes e Larry Duviel, ambos de 13 anos, compartilharam suas experiências na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Francisco Skrabski. Angelines expressou sua satisfação com o aprendizado da língua e a convivência com colegas de diversas origens. “Aprender português é muito importante para mim, principalmente a escrita”, disse.
Larry também ressaltou a relevância do projeto para fazer novas amizades e desenvolver suas habilidades no idioma. “É muito legal estar junto com os colegas”, comentou.
Outra estudante, Alima Adam, de 14 anos, que veio da África e estuda na EMEB Giácomo Zanette, destacou a importância de conhecer diferentes culturas. “É incrível saber o que as pessoas fazem aqui e aprender sobre seus países”, relatou.
A professora Andreza Fidelis, coordenadora do Programa Municipal de Educação para Relações Étnico-Raciais (PMEDER), enfatizou que o piquenique é uma oportunidade para os alunos fortalecerem laços e compartilharem experiências. “É um momento de confraternização entre as culturas”, explicou.
O projeto Novos Caminhos oferece aulas de Língua Portuguesa no contraturno escolar e atualmente atende 75 alunos, contribuindo para a adaptação e comunicação dos 504 estudantes estrangeiros matriculados na rede municipal, oriundos de países como Venezuela, Cuba, Tongo, Haiti e Argentina.
As notícias publicadas por esse autor são de fontes próprias e externas, e não representam o posicionamento do veículo.